quinta-feira, 1 de setembro de 2011

História Racista: Jesus Era Negro?

Jesus Na Igreja Ortodoxa Etíope

Na História não existe um consenso único sobre diversos   temas que podem ser abordado por ela, pois a História é feita de interpretações sobre narrativas passadas, e assim cada pessoa que faz uma leitura do passado e tenta entender o presente  diverge suas opiniões pois  cada  ótica passa uma reflexão acerca do que se queira entender nunca retratando os fatos como realmente aconteceram...

Mais é certo que existem um consenso de que a História sempre passou a ser contada e atribuída nos moldes eurocêntricos em relação ao nosso continente a America do Sul, pois foram os povos provindos da Europa que fizeram colônia aqui e introduziram suas culturas, e uma das quais quero citar é referente a religião cristã que foi introduzida aqui e trouxe o Jesus branco já enaltecendo a superioridade da raça Europeia sobre os demais povos...

O que é importante saber é que esta concepção de superioridade européia de brancura plantou a semente do racismo aqui e no mundo,  subjulgando culturas com etnocídios...

Mais voltando a indagação que levantei, no cristianismo existe algo que perdura até hoje que é  o Jesus histórico branco, de olhos azuis que não condiz com  descrições baseadas até na própria  bíblia que ele seja branco...

 Vejamos algumas evidências que são postas por pessoas que acreditam na cor negra de Jesus,  que são afirmações que  ganham crédito, quando se olha o   mito criado em tempos renascentistas onde as idéias acerca do homem superior ou seja o branco borbulhavam na Europa este que  colocava-se acima do  “resto” do mundo




1-Aquele que estava sentado parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda.” Apocalipse. 4:3


PEDRA DE JASPE, AMARRONZADA

2-Jesus nasceu na África, os evangelhos dizem de maneira explícita que Jesus nasceu em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes (Mt 2,1 cfr. 2, 5.6.8.16), (Lc 2, 4.15), (Jo 7, 40-43). Em tempos passados, incluindo o tempo de Jesus, Belém de Judá era considerado parte de  África. Até a construção do Canal de Suez, Israel fazia parte da África. 
3- Jesus era da tribo de Judá, uma das tribos Africanas de Israel. Ancestrais masculinos de Jesus vêm da linha de Sem (miscigenados). No entanto, a genealogia de Jesus foi misturada com a linha de Cam desde os tempos passados em cativeiro no Egito e na Babilônia. O antepassado de Jesus através de Cam é narrado em Gênesis 38: então Tamar, a mulher Cananéia (Negra) fica grávida de Judá, e dá à luz aos gêmeos Zerá e Perez, formando a Tribo de Judá, antepassados do rei Davi e de José e Maria, os pais terreno de Jesus.
  
James Cone, no seu livro - "O Deus dos Oprimidos" também reforça este entendimento:


"Representam Cristo em branco e rosa, loiro de olhos azuis e milhões de crianças gravam a i­magem deste falso nazareno em suas memórias. Cristo nos envergonha com a sua pigmentação que obviamente não é nossa. Essa imagem nos condena pela nossa cor negra, pelos nossos narizes chatos, pelo nosso cabelo pixaim, pelo nosso estranho poder e expressar nossas emoções cantando, gritando e dançando. A imagem do Cristo branco é tão calma, tão delicada, tão branca, que milhões de negros tentam ser como ele".

"O choque de ter que adorar uma realidade negra, após esta sociedade ter massacrado, por séculos, sob o regime da escravidão daqueles africanos , impactaria, negativamente, razão pela qual Jesus Cristo continua sendo apresentado pela industria cinematográfica de Hollywood como um doce anjo branco, de olhos azuis, embora a verdade seja outra."
O Cristianismo etíope que precede o europeu sempre descreve Jesus como africano e nas igrejas da África, o Senhor é negro - um homem que sofre no continente que sofre.
 
Teríamos uma linhagem Jesus/Deus de cor negra, sob a criação do Espírito Santo negróide! Certamente, a pomba do Divino não seria branca, como é apresentado, sequer Jesus branco, loiro, olhos azuis, divinal. Em países com forte tendência racial do preconceito racial, como os Estados Unidos e países de influência germânica, a demonstração de que Jesus é negro acarretaria desconfiança na adoração de um DEUS ETÍOPE, um salvador de almas que os brancos teriam de absorver como não sendo uma figura a sua imagem. (Palavras de James Cone)

Também o Jornal britânico  New Nation voltado ao público afro-descendente publicou uma lista dos negros mais importantes da História, Jesus Cristo está no topo da lista dos cem maiores negros da história mundial e foi o primeiro colocado em uma lista de cem maiores ícones., abaixo segue os 10 primeiros... (outras fontes publicaram o mesmo assunto,  clique aqui)

2. Martin Luther King


3. Malcolm X

4. Nelson Mandela


5. Muhammad Ali


6. Mary Seacole


7. Oprah Winfrey


8. Bob Marley


9. Marcus Garvey


10. Inventores negros Garret Morgan, George Washington Carver e Elijah McCoy

A História é Racista Neste Ponto?


E VOCÊ O QUE PENSA SOBRE ISSO?

AJUDE O BLOG CURTA BLZ?



 

3 comentários:

  1. Associam a Jesus histórico como branco, porque adveio de Maria que falavam que ela era branca.

    Não passam de histórias que querem ganhar mais uma aparência real dentro das suas teologias.

    ResponderExcluir
  2. interessnate a postagem...com certeza tem muito o que falar,,,a respeito...e muitas pessoas iam ficar de cara feia...

    ResponderExcluir
  3. muito boa matéria bozó, ainda para muitos JESUS CRISTO é aquele galego de cara angelical de olhos claros e cara de frágil !!! Isso não passa de mais uma mentira racista colocada na mente das pessoas pela igreja católica. na biblia também fala que jesus chegando no patio de uma igreja se eu não me engane estavam a fazer de comercio esse local então jesus vendo aquela situação na qual se encontrava um local *santo* se encheu de furor e destruiu aqueles comercios que estavam la,como uma pessoa com feições tão afeminadas poderia fazer tamanho estrago sem ser rechaçado pelos comerciante? isso para mim é uma das provas q jesus não tinha feições frágeis como dizem ...

    ResponderExcluir